Cuidados posturais para crianças com Artrite Reumatóide Juvenil
Avaliações funcionais são essenciais para esses pacientes. É necessário verificar o quanto a dor e a limitação de movimento influenciam na marcha, na postura estática e dinâmica, no equilíbrio e na funcionalidade geral da criança. Em função da doença também afetar o sistema respiratório este também deve ser avaliado, observando o padrão e a capacidade respiratória do indivíduo.
Quando o tratamento envolve crianças e adolescentes é necessário informar que a cooperação do paciente é fundamental para o sucesso da terapia. Essa população possui alguns vícios posturais e orientações para reeducações são necessárias, evitando assim posturas que possam levar a sobrecarga das articulações e piorem o quadro clínico do paciente.
A mochila escolar deve possuir alças largas e estas devem estar apoiadas sobre os dois ombros. A altura da mochila não deve ultrapassar a cintura da criança. O máximo de peso que qualquer pessoa pode carregar é 10% do seu peso corporal.
Quando esse peso é excedido os ombros ficam anteriorizados e ocorre sobrecarga na coluna vertebral. Outra solução possível é a utilização de mochilas com rodinhas, as quais não sobrecarregam a coluna vertebral. Porém, é necessário que a alça tenha uma altura adequada a fim de evitar que a criança execute uma inclinação lateral do tronco.
A altura da mesa de estudos deve ser adequada, a fim de evitar desconfortos posturais. Mesas muito baixas promovem uma flexão de cervical acentuada, que deve ser evitada. Nas escolas, mesas com suporte inclinável contribuem para a adequada postura da cervical. A coluna lombar deve estar apoiada e ambos os pés devem encostar no chão.
As atividades de lazer como jogar vídeo game, brincar no computador, ler um livro ou usar o celular para jogos também devem ser orientadas. A criança sempre deve estar sentada com o apoio da coluna lombar, pés apoiados no solo e evitando flexões extremas de cervical. A realização dessas tarefas em decúbito ventral, semi-ajoelhado ou em "posição de índio" devem ser evitadas, pela sobrecarga que causam nas articulações de membros inferiores e superiores.Além de zelar pela proteção articular, ao orientar o paciente sobre posturas adequadas para cuidados básicos de saúde se está estimulando sua autonomia e sinalizando para os pais ou responsáveis que a criança é capaz de realizar algumas atividades simples sozinha. Tarefas como escovar os dentes, pentear o cabelo, trocar de roupa e arrumar a própria cama devem ser orientadas, treinadas e estimuladas.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!