Objetivos da Fisioterapia Terapia Intensiva Neonatal








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Objetivos da Fisioterapia Terapia Intensiva Neonatal. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!


O conhecimento aprofundado em Terapia Intensiva Neonatal pode oferecer boas oportunidades de crescimento na carreira dos profissionais de saúde que desejem atuar na área.

Com a formação adequada, é possível ter mais segurança para desempenhar suas funções com excelência e promover todos os cuidados necessários ao recém-nascido, além de garantir o suporte às demandas dos pais e demais familiares.

O período entre o nascimento e o 28º dia de vida tem uma enorme importância para o desenvolvimento do bebê. A medicina neonatal exige uma atuação diferenciada dos profissionais de saúde que atuam nessa área, sejam eles médicos pediatras, enfermeiros, psicólogos ou fisioterapeutas.

Seja para cuidar dos nascidos a termo ou de bebês prematuros, a atualização teórica e a experiência clínica em Terapia Intensiva Neonatal fazem toda a diferença diante de intercorrências que colocam em risco a saúde dos pequenos e trazem muita apreensão para a família.

Assim, entre os desafios enfrentados pelos profissionais da medicina neonatal estão o acompanhamento ambulatorial e a realização de procedimentos cirúrgicos, sejam de rotina ou emergenciais. É marcante o caráter multidisciplinar da equipe de saúde responsável pelos cuidados com o recém-nascido.

Objetivo Geral

O fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica visa a promoção, proteção e recuperação das funções de neonatos, lactentes e pacientes pediátricos no âmbito hospitalar.

Objetivos Específicos

  • Manutenção da via aérea natural e artificial e da mecânica respiratória;
  • Manutenção das vias aéreas pérvias, por meio de procedimentos de reexpansão pulmonar, desobstrução brônquica e posicionamento;
  • Auxílio no processo de desmame ventilatório, com os cuidados necessários em todas as faixas etárias dos pacientes neonatos e pediátricos;
  • Realização da extubação após avaliação prévia da condição clínica dos pacientes;
  • Realização da admissão, evolução e alta fisioterapêutica dos pacientes neonatos e pediátricos;
  • Entre outros.

A Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica é mais uma das especialidades profissionais reconhecidas pelo COFFITO e foi regulamentada junto à Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, pela Resolução número 402, de 03 de Agosto de 2011. Trata-se de uma combinação de conhecimentos, técnicas e equipamentos que têm por objetivo manter, melhorar e/ou recuperar a função de recém-nascidos, lactentes e crianças.



  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.