Pediasuit e a Fisioterapia Infantil



A fisioterapia infantil é um tratamento de grande importância, visto que as interações com o meio ambiente e as interações funcionais entre os diversos segmentos do corpo, afetam o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

Entre os problemas que necessitam dos serviços de um fisioterapeuta pediátrico podemos destacar:

  • Paralisia cerebral
  • Síndrome de Down
  • Espinha bífida
  • Traumatismo crânio-encefálico
  • Atrofia muscular
  • Desvios posturais (escoliose, lordose etc.)
  • Problemas respiratórios (bronquite, asma etc.)

O fisioterapeuta pediátrico, portanto, tem que estar apto a tratar de doenças que podem ter origens diversas: musculares, esqueléticas, neurológicas, respiratórias etc. Para isso, seu conhecimento deve ser ao mesmo tempo abrangente e aprofundado. Além do mais, o profissional tem que saber lidar com a particularidade de sua profissão: seus pacientes ainda não são adultos. Isso significa um enfoque todo especial.

Uma forma que o fisioterapeuta pode trabalhar na pediatria é com o Pediasuit.

O Pediasuit é uma órtese corporal leve, resistente, flexível, proprioceptiva e dinâmica, composto por touca, colete, calção, joelheira, calçado adaptado e tracionadores emborrachados.

Possui ganchos plásticos que fixam tracionadores emborrachados, projetados para produzir tensão semelhante à produzida pelo alongamento e encurtamento de músculos humanos, auxiliando a correção de situações anormais do corpo ou movimento.

Isso permite que o corpo do paciente permaneça em postura tão próxima do normal quanto possível, tanto em posições estáticas como dinâmicas.

O Pediasuit é recomendado para crianças a partir de 2 anos de idade ou 12 kilos.

Pacientes abaixo do peso ou idade participam da terapia intensiva usando Theratogs até que cheguem ao peso ou idade mínima, onde o uso do Pediasuit otimizará as sessões de terapia física.

Além disso, deve-se ter cautela em crianças que possuem subluxação de quadril maior que 30%, contraturas articulares ou musculares graves, as quais impeçam de atingir um alinhamento próximo do normal na postura em pé.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


Tecnologia do Blogger.