Doença de Kawasaki x Covid-19






Algumas crianças infectadas com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) desenvolveram o quadro da síndrome de Kawasaki, uma doença inflamatória pouco comum que acomete principalmente crianças entre um e cinco anos de idade.

A doença de Kawasaki causa inflamação nas paredes dos vasos sanguíneos (vasculite) por todo o corpo. A causa da doença de Kawasaki é desconhecida, mas as evidências sugerem que um vírus ou outro organismo infeccioso desencadeia uma resposta anormal do sistema imunológico em crianças geneticamente predispostas. A inflamação dos vasos sanguíneos do coração causa os problemas mais graves. A inflamação pode também se espalhar para outras partes do corpo, como o pâncreas e os rins.

A maioria das crianças com doença de Kawasaki varia entre um a oito anos de idade, ainda que bebês e adolescentes possam ser afetados. Os meninos são afetados, aproximadamente, uma a uma vez e meia a mais que as meninas. A doença é mais comum entre crianças com antepassados japoneses. Estima-se que milhares de casos de doença de Kawasaki ocorram nos Estados Unidos a cada ano. A doença de Kawasaki ocorre o ano todo, porém, com mais frequência nos meses de primavera ou inverno.

A covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, já é conhecida por provocar uma inflamação grave no organismo de alguns pacientes, incluindo nos vasos sanguíneos —o que poderia ter relação com o aparecimento da síndrome.

A relação entre a inflamação provocada pelo novo coronavírus for estabelecida como um gatilho para a doença de Kawasaki, teremos evidências sólidas de que a doença é mesmo desencadeada por um agente infeccioso no corpo, o que é um avanço para o conhecimento sobre a doença.

Felizmente, a maioria das crianças costuma se recuperar bem da doença. A principal forma de tratamento é utilizando imunoglobulina humana, obtida por meio do plasma, que funciona como um imunorregulador.

  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria
  • Receba postagens no Whatsapp

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.