Posição de Prono e controle da temperatura beneficiando recém-nascidos na UTIN
Nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) os recém-nascidos (RN) estão expostos a diversos estímulos nocivos. O controle de alguns destes estímulos, tais como temperatura e posicionamento, são algumas das estratégias para a humanização do atendimento que têm sido propostas para tornar a permanência do RN neste ambiente menos dolorosa e estressante. O recém-nascido, quando de seu nascimento, precisará do mínimo de aquecimento e suporte nutritivo nas primeiras horas. Sua adaptação à vida extra-uterina acontecerá de maneira fisiológica desde que essas premissas básicas sejam respeitadas.
A fisioterapia neonatal é um dos componentes do cuidado do RN durante sua permanência na UTIN, cujos objetivos são diminuir o trabalho respiratório, manter a patência de vias aéreas, melhorar a ventilação e a troca gasosa, além de prevenir e/ou tratar complicações. É uma modalidade terapêutica relativamente recente dentro dessas unidades e que está em expansão.
A termorregulação do RN é uma função fisiológica importante à sua homeostase, com influências sobre sua vida. O ambiente térmico neutro é aquele onde a menor temperatura proporciona resposta metabólica adequada, ou seja, faixa de mínimo gasto calórico para o RN. A relação entre massa e superfície corporal do RN traz desvantagens à regulação térmica, em particular dos recém-nascidos prematuros, podendo levar horas ou dias para acontecer, pois os mecanismos de termorregulação ainda são imaturos nos primeiros dias de vida, favorecendo desvios acentuados de temperatura3.
A hipotermia e a hipertermia estão associadas ao aumento no índice de morbi-mortalidade neonatal. Temperaturas mais baixas podem agravar ou favorecer o desequilíbrio acidobásico, o desconforto respiratório, a enterocolite necrosante e a hemorragia intraperiventricular, principalmente em prematuros.
Desta forma, a regulação térmica do RN ao nascer é de extrema importância e é um dos itens abordados em protocolos de reanimação em sala de parto, uma vez que essa prática mostrou resultados significativos sobre a redução da mortalidade neonatal.
O posicionamento adequado favorece a organização da criança. A posição prona, ou decúbito ventral, tem se mostrado favorável pois promove melhora dos índices de oxigenação e alterações referentes à mecânica respiratória, gerando estímulos proprioceptivos, táteis, vestibulares, cinestésicos, auditivos e visuais7. Esta posição também facilita a retirada do rosto do plano horizontal, liberando movimentos de cintura escapular, cabeça, pescoço e membros superiores.
Este posicionamento atua sobre a biomecânica, minimizando a assincronia da caixa torácica por compressão da parede abdominal, com consequente aumento da pressão intra-abdominal gerando a distensão passiva do diafragma, modificando seu ângulo de inserção e contração, e favorecendo a expansibilidade das regiões basais do pulmão durante a inspiração. Desta forma, promovendo a melhora na ventilação e perfusão pulmonares.
No posicionamento do RN em prono ocorre redução das áreas atelectasiadas e do shunt pulmonar, sendo uma conduta simples e não invasiva de recrutamento alveolar pulmonar, promovendo ainda a drenagem de secreções pulmonares, auxiliando na higiene brônquica e minimizando os riscos de infecções. Ademais, seus efeitos benéficos se estendem à sensação de proteção e aconchego, à prevenção dos episódios de apneia, aumento do sono não REM e, com isso, controle respiratório e mecânica ventilatória mais eficazes.
Conheça a Maratona de NeonatologiaEssa sequência de aulas, a Maratona de Neonatologia, foi pensada para que o aluno consiga compreender as necessidades específicas do atendimento ao paciente neonatal no que tange a: principais distúrbios respiratórios do neonato, oxigenoterapia e quais as principais características e também a estimulação sensório motora na UTI neo. Clique aqui e saiba mais!
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!