Atividades de Psicomotricidade devem ser usadas por fisioterapeutas
O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, enquanto o psico, determina a atividade psíquica em duas fases: a sócio-afetiva e cognitiva. Em outras palavras, o que se quer dizer é que na ação da criança se articula toda sua afetividade, todos seus desejos, mas também todas suas possibilidades de comunicação e conceituação.
A Psicomotricidade, sustentada pela articulação entre o movimento, o intelecto e o afeto, colabora efetivamente na instrumentalização dos docentes que atuam como mediadores no processo ensino-aprendizagem dos alunos em tratamento de saúde, nos hospitais, ambulatórios ou domicílios.
Aula de Psicomotricidade Prática
Enfatizar a valorização do corpo na constituição do sujeito que aprende, contribui para intervenções mais assertivas e consistentes no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma leitura integral do aluno.
É preciso cada vez mais que os conhecimentos teóricos da área da Psicomotricidade, seja associada à prática pedagógica vivenciada em hospitais e ambulatórios, abrindo espaço para que os profissionais das áreas da saúde e da educação multipliquem as possibilidades de alavancar o desejo de aprender e elevar a autoestima de crianças e jovens em tratamento de saúde.
A psicomotricidade estimula-se através de jogos como por exemplo jogos funcionais ou motores, cuja função é dar harmonia aos gestos e aumentar a sua eficácia;
Pode também recorrer-se a jogos simbólicos ou de imaginação, que favorecem a passagem do nível sensório-motor para o nível da representação;
Por seu turno, os jogos de construção, permitem uma evolução mais rápida para uma adaptação mais precisa à realidade;
Os jogos com regras, facilitam o desenvolvimento da cooperação.
Para o fisioterapeuta que trabalha no desenvolvimento infantil, a aplicação de todo o conceito que envolve a psicomotricidade é um importante aliado para melhor tratamento de crianças.
A abordagem fisioterapêutica tem a função de preparar a criança, manter ou aprimorar as funções já existentes, correlacionando os aspectos clínicos e atuando de forma global, aspectos motores e cognitivos, principalmente durante os atendimentos neurológicos infantis, por exemplo.
Estude Psicomotricidade!
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!