10 patologias comuns que a Fisioterapia na Pediatria atua








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre 10 patologias comuns que a Fisioterapia na Pediatria atua. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!

https://bwizer.files.wordpress.com/2015/01/14111812321151.jpg

A Fisioterapia na Pediatria atende desde o neonatal a crianças de 0 a 12 anos de idade, buscando integrar os objetivos fisioterápicos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança a uma maior integração com sua família e a sociedade.

Vamos ver agora 10 patologias que o profssional de pediatria na fisioterapia enfrentará na sua prática clínica:

1) Paralisia Cerebral: Lesão ou malformação do encéfalo imaturo de caráter permanente, mas não progressivo, que leva a alterações da postura e do movimento permanente mas mutáveis.

2) Mielomeningocele: Má formação congênita, Ocorre nas primeiras semanas de gravidez quando o tubo neural do embrião não se fecha corretamente.

3) Hidrocefalia: é um acúmulo anormal de fluído - fluído cérebro-espinhal, ou FCE - nas cavidades dentro do cérebro chamadas ventrículos.

4) Síndrome de Angelman:  traz um comportamento alegre, caracterizado com riso fácil e frequente, se comunicando com dificuldade em conseqüência da diminuição de sua capacidade de expressão oral.

5) Distrofia Muscular de Duchenne: distrofia muscular é uma doença de origem genética, cuja característica principal é o enfraquecimento e posteriormente a atrofia progressiva dos músculos, prejudicando os movimentos e levando o portador a uma cadeira de rodas.

6) Síndrome de Down:  é uma doença causada por uma anormalidade nos genes, ocorrendo a trissomia do par 21, ou seja, 3 pares de cromossomos.

7) Luxação congênita de quadril: ocorre perda do contato da cabeça do fêmur com o acetábulo durante o nascimento.

8) Patologias respiratórias como bronquites, asma, fibrose cistica..

9) Legg-Calvé-Perthes: uma interrupção do suprimento sanguíneo que leva a isquemia na cabeça do fêmur. Em geral afeta crianças entre 2 e 12 anos, numa proporção de 4 meninos para uma menina.

10) Pés tortos congênito: é uma deformidade complexa que envolve ossos, músculos, tendões e vasos sanguíneos.

Temos inumeras outras patologias que o fisioterapeuta pode atuar na fisioterapia na pediatria. Para estar sempre atualizado inclusive com tratamentos utilizados nesta especialidade, indico o Cd de Fisioterapia na Pediatria que traz artigos e matérias sobre essa especialidade

Até a próxima!


  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.