A alimentação de um bebê


O leite materno é o melhor para os bebês, mas a amamentação ao seio nem sempre é possível. Se optar por dar mamadeira para seu bebê, certifique-se de sempre usar fórmulas adequadas até que seu bebê atinja 1 ano de idade. Quando seu bebê tiver 1 ano de idade, pode começar a tomar leite puro de vaca.

Existem fórmulas disponíveis no mercado feitas especialmente para bebês. A maioria é feita com leite de vaca. Outras são feitas com leite de soja para bebês que são alérgicos ou têm problemas para digerir a fórmula comum.

Você pode obter as fórmulas de três formas:

- Pó
- Líquido concentrado
- Líquido pronto para servir

Como preparar a fórmula?

- Se usar pó, misture cada colher de medida de pó com 200 ml de água.
- Se usar pó concentrado, misture-o com partes iguais de água.
- Se usar a fórmula pronta para servir, não acrescente água.

Siga sempre as instruções. Não adicione mais pó ou líquido do que indicado. Se a fórmula estiver muito concentrada ou muito diluída, seu bebê não receberá o que precisa. Se você fizer uma mamadeira de cada vez, não precisa usar água fervida. Aqueça a água fria da torneira no forno ou no microondas.

Se você preferir fazer maior quantidade da preparação:

Use água fervida ou filtrada. Siga as instruções impressas na embalagem da fórmula. Coloque a preparação na geladeira. Use-a dentro de 48 horas.

Com qual freqüência o bebê deve ser alimentado?

A maioria dos bebês precisa de:

- 6 a 8 refeições diárias nas primeiras 3 semanas
- 5 a 6 refeições diárias de 1 a 3 meses
- 4 a 5 refeições diárias de 3 a 7 meses
- 3 a 4 refeições diárias de 7 a 9 meses

Seu bebê pode começar com 100ml por refeição. Após 7 dias, pode tomar 250 ml. Divida o peso do bebê pela metade e ache a quantidade em ml que ele necessitará.

Quando você estiver viajando, as fórmulas prontas para servir são as mais fáceis.

O que deve ser feito a respeito do flúor?

Quando seu bebê completar 6 meses de idade e até os 16 anos de idade, pode precisar de flúor para a prevenção de cáries dentárias. Se o suprimento de água onde você mora tem flúor e se a criança bebe pelo menos 300 ml por dia, a água fornece a quantidade suficiente deste elemento. Caso contrário, pode ser uma boa idéia usar pastilhas de flúor ou tabletes. Fale com seu médico.

Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


Tecnologia do Blogger.