5 exercícios para estimular desenvolvimento dos bebês








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre 5 exercícios para estimular desenvolvimento dos bebês. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!

 Fisioterapia pediátrica: a atuação da fisioterapia neonatal e pediátrica

 A principal maneira de estimular os pequenos é por meio da interatividade. Conversar, cantar, brincar e diversas outras atividades feitas junto com a criança fazem com que as áreas do lobo frontal associadas à linguagem, ao movimento, à cognição social, à autorregulação e à solução de problemas sejam ativadas, o que gera benefícios para toda a vida. Quanto mais a criança for estimulada até os três anos, mais ela vai sair ganhando. Não tem receita de bolo. Os pais devem ter bastante contato, fazer atividades e viver em um ambiente agradável.

Segue 5  exercícios para estimular desenvolvimento dos bebês

1. Exercício auditivo: - Ponha um mesmo trecho de música erudita durante 3 minutos, 3 vezes ao dia, durante uma semana. Diga ao bebê o nome da música e do compositor.  

2. Exercício visual: - Mostre um estimulador visual (figura preto e branca), 3 vezes ao dia, durante uma semana e depois passe para outro estimulador visual. Coloque o estimulador visual a uma distância de 30 cm dos olhos do seu bebê e movimente lentamente para um lado, para o outro, para cima e para baixo até o bebê desviar o olhar.  

3. Exercício manual e táctil - Faça massagem no seu bebê, pelo menos 1 vez por dia. Os movimentos devem ser de cima para as extremidades no caso de braços e pernas e circulares na barriga, costas, mãos e plantas dos pés.  

4. Exercício olfativo - Passe rapidamente um aroma debaixo do nariz do bebê e diga seu nome. Repita o mesmo 3 vezes po dia durante uma semana.  

5. Exercício motor - Coloque seu bebê sobre um colchão ou travesseiro duro. - Movimente-o para frente e para trás durante no mínimo 15 segundos. - Movimente-o para um lado e para outro também durante 15 segundos. Faça o exercício motor 2 vezes ao dia durante 3 meses.

Para que o processo de desenvolvimento pleno da criança ocorra, são fundamentais estímulos adequados, vínculo e afeto. O cérebro, auxiliado pelos órgãos que compõem os sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato), apropria-se da informação por meio de um estímulo adequado – vindo do ambiente – e, na maioria das vezes, realizado pelos pais/adultos e educadores de referência da criança.

 

 


  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.