5 exercícios para estimular desenvolvimento dos bebês
A principal maneira de estimular os pequenos é por meio da interatividade. Conversar, cantar, brincar e diversas outras atividades feitas junto com a criança fazem com que as áreas do lobo frontal associadas à linguagem, ao movimento, à cognição social, à autorregulação e à solução de problemas sejam ativadas, o que gera benefícios para toda a vida. Quanto mais a criança for estimulada até os três anos, mais ela vai sair ganhando. Não tem receita de bolo. Os pais devem ter bastante contato, fazer atividades e viver em um ambiente agradável.
Segue 5 exercícios para estimular desenvolvimento dos bebês
1. Exercício auditivo: - Ponha um mesmo trecho de música erudita durante 3 minutos, 3 vezes ao dia, durante uma semana. Diga ao bebê o nome da música e do compositor.
2. Exercício visual: - Mostre um estimulador visual (figura preto e branca), 3 vezes ao dia, durante uma semana e depois passe para outro estimulador visual. Coloque o estimulador visual a uma distância de 30 cm dos olhos do seu bebê e movimente lentamente para um lado, para o outro, para cima e para baixo até o bebê desviar o olhar.
3. Exercício manual e táctil - Faça massagem no seu bebê, pelo menos 1 vez por dia. Os movimentos devem ser de cima para as extremidades no caso de braços e pernas e circulares na barriga, costas, mãos e plantas dos pés.
4. Exercício olfativo - Passe rapidamente um aroma debaixo do nariz do bebê e diga seu nome. Repita o mesmo 3 vezes po dia durante uma semana.
5. Exercício motor - Coloque seu bebê sobre um colchão ou travesseiro duro. - Movimente-o para frente e para trás durante no mínimo 15 segundos. - Movimente-o para um lado e para outro também durante 15 segundos. Faça o exercício motor 2 vezes ao dia durante 3 meses.
Para que o processo de desenvolvimento pleno da criança ocorra, são fundamentais estímulos adequados, vínculo e afeto. O cérebro, auxiliado pelos órgãos que compõem os sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato), apropria-se da informação por meio de um estímulo adequado – vindo do ambiente – e, na maioria das vezes, realizado pelos pais/adultos e educadores de referência da criança.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!