Fisioterapia na Saúde da Criança em Hospital








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia na Saúde da Criança em Hospital. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!



Uma frente de atuação para o fisioterapeuta está focada no trabalho desenvolvido na pediatria. Nesse campo, os profissionais de fisioterapia hospitalar atuam no tratamento de crianças internadas. A atuação do fisioterapeuta nesse campo também serve para prevenir complicações motoras e respiratórias.

Na terapia intensiva, faz-se necessária esta diferenciação principalmente nos sistemas cardiovascular e respiratório. Neste contexto, nos pulmões de pacientes adultos é possível observar uma complacência reduzida quando comparada aos pulmões de crianças, justificando-se pelo fato de os tecidos pulmonares nos pacientes pediátricos permitirem uma maior expansibilidade. Em contrapartida, os pulmões adultos possuem um maior número de unidades alveolares. Isto facilita as trocas gasosas, enquanto os pacientes pediátricos apresentam poucos alvéolos e precária ventilação colateral.

Outra limitação encontrada no sistema respiratório é o desequilíbrio entre a força de retração elástica dos pulmões e a força de expansão da caixa torácica, com destaque para os neonatos. Enquanto os adultos se beneficiam com a ação do surfactante (substância redutora da tensão superficial alveolar) e com a força muscular respiratória, as pequenas vias aéreas de pacientes pediátricos tendem ao colabamento pela baixa produção da referida substância e pela fraqueza dos músculos inspiratórios.

Quanto ao sistema cardiovascular, o coração dos neonatos precisa manter elevada sua frequência cardíaca devido ao baixo volume de sangue que é capaz de ejetar, compensando deste modo o débito cardíaco.

Na grande maioria dos serviços hospitalares a fisioterapia é realizada duas vezes ao dia. O fisioterapeuta então planeja o que será feito em cada uma dessas sessões, a fim de que uma complete a outra e o objetivo proposto seja alcançado com mais facilidade.

Após cada sessão é necessário preencher a ficha de evolução com tudo o que foi realizado e com todos os parâmetros que foram alterados, para que seja possível acompanhar o processo de reabilitação do paciente e também para que os outros profissionais que irão tratar desse mesmo paciente saibam o que está sendo feito durante o tratamento.

Nesse campo, o fisioterapeuta estimula a força dos músculos respiratórios e pode utilizar para isso aparelhos como o Respiron. Também aplica técnicas para aumentar a capacidade pulmonar. Já na fisioterapia motora, o profissional constata possíveis alterações do desenvolvimento de forma a minimizar deficiências.

Atenda todas as especialidades da Fisioterapia com segurança e conhecimento dentro de um Hospital! Clique aqui e saiba mais



  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.