3 objetivos da Fisioterapia Neurofuncional na Pediatria








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre 3 objetivos da Fisioterapia Neurofuncional na Pediatria. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!



A fisioterapia neurofuncional infantil é uma especialidade que trabalha de forma a prevenir, reabilitar e estabilizar as sequelas resultantes de problemas relacionados ao sistema nervoso central e periférico. Seu objetivo principal é possibilitar a melhora no quadro motor, assegurando maior independência na realização de atividades de vida diária de crianças com disfunções neuromusculares. Desta forma, durante a avaliação fisioterapêutica são identificadas as dificuldades motoras da criança, para então traçar a estratégia de atendimentos, bem como, fornecendo orientações para condutas em domicílio e em ambiente escolar.

Quanto aos princípios básicos da Fisioterapia Neurofuncional infantil, podemos destacar fatores como:

Otimizar o sistema motor da criança;
Recuperar os padrões de desenvolvimento;
Melhor as possíveis sequelas de lesões neurológicas ocasionadas por mudanças pré-natais, perinatais e pós-natais, etc.

Alguns exemplos de diagnósticos que podem ser tratados pela Fisioterapia Neurofuncional são: Paralisia  Cerebral, Atraso do Desenvolvimento Motor, Bebês Prematuros, Torcicolo Congênito/Postural, Síndromes, Mielomeningocele, AVC, Lesão Medular, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, e a Paralisia Facial.

Portanto, o tratamento fisioterapêutico ajuda a minimizar as consequências neuromotoras das disfunções, auxiliando na recuperação dos padrões de desenvolvimento, orientando as famílias quanto a manuseio e interação com a criança, sempre visando o bem-estar e adequado desenvolvimento neuromotor.

A fisioterapia precisa proporcionar condições que tragam de volta o desenvolvimento e evolução pessoal dos pacientes é de fato, um trabalho altamente satisfatório para os profissionais que atuam com este tipo de abordagem.

Se você tem interesse nessa reunião para potencializar seus atendimentos, precisa conhecer esse COMBO DE FISIOTERAPIA na NEUROLOGIA! Clique aqui e saiba mais!

  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.