Fisioterapia motora na UTI Neonatal








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia motora na UTI Neonatal. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!



Alguns neonatos, bebês até seu 28º dia de vida, são definidos como de alto risco, pois apresentam algumas alterações no seu desenvolvimento. Essas alterações podem ser geradas dentro do útero da mãe ou fora dele, principalmente quando o bebê nasce prematuramente. Para que não haja maiores prejuízos ao recém-nascido é necessária a utilização do serviço de UTI Neonatal.

Na UTIN, o bebê é amparado por um leito que se aproxima ao ambiente uterino, além de receber cuidados de uma equipe multidisciplinar, onde o Fisioterapeuta tem papel fundamental no tratamento. Este é realizado começando por uma avaliação minuciosa, desde a História da mãe até a História do bebê, após seu nascimento.

Depois da avaliação são realizados procedimentos com o objetivo de inibir padrões anormais e facilitar os normais, para que o neonato se desenvolva de forma mais adequada possível.

O recém-nascido prematuro encontra-se em um período crítico do desenvolvimento porapresentar consequências fisiológicas devido àprópria prematuridade e maior vulnerabilidadede desenvolver prejuízos motores e possíveis alterações anatômicas e estruturais do cérebro.
.
Acrescido a isso, os fatores de risco como leucomalácia periventricular, encefalopatia hipóxia-isquêmica, hipoglicemia e hiperbilirrubinemia neonatal podem aumentar o risco para o desenvolvimento de problemas neurológicos

Medidas de assistência terapêutica multiprofissional nessa população têm sido documentadas e incluem o fisioterapeuta como profissional importante na assistência dos RNPT internados em Unidade de Terapia Intensiva
Neonatal (UTIN). A estimulação tátil, cinestésica e vestibular apresentam-se como meios para facilitar e manter o desenvolvimento, além de contribuir para o tratamento da doença metabólica óssea, diminuir a dor, estabilizar o padrão motor, o tônus e o trofismo muscular, estimular o desenvolvimento neuropsicomotor, o ganho de peso e a melhor resposta comportamental e motora.

A fisioterapia neonatal e pediátrica previne e corrige deformidades musculoesqueléticas; melhora a qualidade do estado de consciência, ajudando na auto regulação; promove a integração da criança com o meio ambiente e seus familiares; favorece a estabilidade clínica; e ajuda a diminuir o tempo de internação

Na fisioterapia motora neonatal são utilizados exercícios para MMSS e MMII, além de técnicas de posicionamento e também dissociação de cinturas. Todas essas intervenções aumentam o peso corporal, promovem relaxamento, auxiliam a maturação dos reflexos e evoluem as conexões nervosas do bebê.

Com isso, a fisioterapia motora acelera a saída do neonato da UTIN, aumentando a expectativa de vida desse bebê. A fisioterapia motora em neonatos é de fundamental importância para o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê, além de auxiliar no aumento da expectativa de vida do mesmo.

Conheça a Maratona de Neonatologia

Essa sequência de aulas, a Maratona de Neonatologia, foi pensada para que o aluno consiga compreender as necessidades específicas do atendimento ao paciente neonatal no que tange a: principais distúrbios respiratórios do neonato, oxigenoterapia e quais as principais características e também a estimulação sensório motora na UTI neo. Clique aqui e saiba mais!

  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.