Sinais e sintomas de doenças cardíacas em crianças








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Sinais e sintomas de doenças cardíacas em crianças. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!



A maior parte das crianças com cardiopatias ligeiras não tem qualquer sintoma e a doença é suspeitada pelo médico numa observação de rotina.

DIFICULDADE RESPIRATÓRIA: muitas crianças com problemas cardíacos têm dificuldade respiratória, com aumento da frequência respiratória (polipneia) e aunento do esforço inspiratório que se nota pela retracção dos músculos intercostais ("tiragem" intercostal)

CANSAÇO COM OS ESFORÇOS:
nas crianças pequenas (recém-nascidos e lactentes) o cansaço manifesta-se principalmente durante o esforço da alimentação por transpiração abundante, necessidade de pausas frequentes e  aumento lento de peso.

 

CIANOSE – Coloração azulada das mucosas (boca, língua).Resulta da mistura de sangue arterial (oxigenado) com sangue venoso (menos oxigenado) que acontece em várias cardiopatias congénitas.

No entanto, existem alguns tipos de cianose que não representam doença cardíaca, como:

a) Cianose transitória do recém-nascido:mais frequente em recém-nascidos prematuros,  deve-se a vários factores não cardíacos. Desaparece nos primeiros dias e não necessita de qualquer terapêutica.

b) Nas  crianças pequenas é frequente haver coloração azulada à volta da boca e na ponta dos dedos devido à contracção de pequenos vasos capilares com o frio.

c) Também é frequente haver cianose com o choro nas crianças pequenas por dificuldade de controlo da respiração (espasmo do choro).

 

CRISES DE HIPÓXIA OU DE CIANOSE: caracterizam-se por:

1) Início súbito com dificuldade respiratória (dispneia) e aumento da frequencia respiratória (polipneia).

2) Início ou agravamento da cianose pré-existente

3) Alteração do estado de consciência com agitação e irritabilidade terminando com hipotonia ou sonolência. Pode terminar em inconsciência e raramente com convulsões.

4) Estas crises começam em geral no 2º ou 3º mês de idade e são raras após o 2º ano. São geralmente de curta duração mas representam um sinal de doença cardíaca grave pelo que é urgente recorrer ao médico.

POSIÇÃO DE CÓCORAS (SQUATTING)

As crianças mais velhas com doenças cardíacas cianóticas (como tetralogia de Fallot) descansam muitas vezes em posição de cócoras após esforços. É uma posição de defesa que permite que se eleve a pressão arterial e obriga a que passe mais sangue para os pulmões através do aperto da saída do coração para a AP melhorando a oxigenação. Representa um sinal de doença cardíaca importante.

Conheça o curso "FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA"

O curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos e atualização quanto ao tratamento fisioterapêutico em diversas patologias em pediatria, a atuação do fisioterapeuta e os recursos utilizados na área cardiopulmonar pediátrica, de forma a qualificar o profissional para reabilitação de crianças com distúrbios cardiorrespiratórios.

Clique aqui e saiba mais!


  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.