A Escala Comfort-Behavior




As escalas específicas para a população pediátrica são escassas. A escala de avaliação da atividade motora de Comfort foi descrita por Ambuel et al. em 1992 e está validada para pacientes pediátricos criticamente doentes. Entretanto, como esta escala
descreve parâmetros comportamentais e fisiológicos (freqüência cardíaca e pressão arterial) e os últimos costumam ser controlados em ambiente de terapia intensiva, em 2005 foi validada a escala Comfort-Behavior como uma alternativa à primeira, contendo apenas as variáveis comportamentais, utilizando ainda um item referente ao choro para melhor avaliar crianças fora de ventilação mecânica Existe validação da escala Comfort-Behavior frente à escala de Comfort na literatura internacional. Esta é considerada uma escala de difícil aplicação por ser extensa; e não está validada para a língua portuguesa.

Esta escala apresenta oito variáveis, cada uma delas com seis graus de pontuação. Ela usa variáveis fisiológicas - freqüência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA), com a intenção de avaliar o nível de desconforto mais objetivamente, contudo o uso correto destas variáveis assume que os valores basais para FC e PA sejam ajustados todos os dias. Como em UTIP estas variáveis são medicalizadas e controladas, é questionável a sua utilidade na avaliação da adequação da sedação. Já a escala Comfort-Behavior refere- se apenas a variáveis comportamentais, utilizando ainda um item referente ao choro para melhor avaliar crianças fora de ventilação mecânica. Ista et al. avaliaram a validade de se aplicar variáveis fisiológicas dentro da escala (Comfort versus Comfort-Behavior), concluindo que, sem as variáveis fisiológicas, a consistência interna medida pelo teste alfa de Crombach aumentava de 0,78 para 0,84.

Fonte Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


Tecnologia do Blogger.