Uso do método Kabat em crianças








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Uso do método Kabat em crianças. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!



O método Kabat promove ganho da funcionalidade por meio da facilitação, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares, utilizando para isto contrações concêntricas, excêntricas e estáticas, somando-se à aplicação gradual de resistência e procedimentos facilitatórios, visando atingir as necessidades adequadas de cada indivíduo.

Tem como proposta fundamental auxiliar o indivíduo no processo de reabilitação e/ou na melhora de sua condição física, através de maior aprendizagem motora e performance, flexibilidade, aumento da amplitude de movimento, fortalecimento muscular e coordenação motora.

O Kabat é funcional para pacientes com lesões do neurônio motor superior acompanhada de espasticidade, porém também pode ser utilizado para iniciar contração muscular em casos de lesão periférica e fraqueza muscular de qualquer etiologia.

Um dos princípios do método Kabat é a aplicação de técnicas que utilizam o lado íntegro para atingir o lado contralateral comprometido, chamado de tratamento indireto. Através de movimentos bilaterais é possível apoiar e proteger o lado debilitado, pois quando se estimula o lado íntegro, os neurônios reagem ao mesmo tempo transmitindo impulsos para o lado oposto, ocorrendo uma irradiação dos estímulos fazendo com que os neurônios do outro lado sejam facilitados

A técnica utiliza-se de padrões motores orientados contra resistência que permite ao paciente criar e recriar estratégias de movimentos funcionais. Todas as atividades dentro das intervenções com FNP têm um objetivo funcional, respeitando a anatomia e biomecânica dos movimentos empregados nas atividades de vida diária do paciente.

Um movimento funcional considerado normal é formado por padrões de movimento em massa dos membros e músculos sinérgicos do tronco.

O córtex motor é quem produz e organiza esses padrões de movimento, ou seja, o indivíduo não é capaz de, voluntariamente, deixar um músculo fora do padrão de movimento ao qual ele faz parte. Não é possível contrair os músculos individualmente, mas nossos movimentos mais discretos se originam de padrões em massa.

Essas combinações de músculos sinérgicos formam os padrões de facilitação do método Kabat.

Os padrões do Kabat combinam movimentos em três planos:

  1. Sagital: flexão e extensão
  2. Frontal ou coronal: abdução e adução de membros ou flexão lateral de coluna
  3. Transversal: rotação

As pessoas realmente possuem movimentos em espiral e diagonal. O estiramento e a resistência apenas reforçam a eficácia dos padrões, podendo ser constatado pelo aumento da atividade muscular.

O aumento da atividade do músculo se espalha tanto distal quanto proximalmente dentro de um padrão, ou de um padrão para outros que se relacionam em movimento (irradiação).

O tratamento utiliza a irradiação a partir da combinação de músculos sinérgicos (os padrões) para fortalecer um grupo muscular desejado ou reforçar movimentos funcionais desejados.

Quando exercitamos os padrões contra a resistência, todos os músculos que fazem parte da sinergia irão contrair, se forem capazes.

Para uma resistência efetiva, a chave é o componente de rotação do padrão. Uma aplicação correta da resistência para rotação irá fortalecer o padrão como um todo, porém o excesso irá impedir que o movimento ocorra.

O movimento que ocorre na articulação proximal é que dá nome aos padrões. As articulações distais e proximais do membro estão ligadas dentro do padrão, já a articulação intermediária é livre para fletir, estender ou manter sua posição. O tronco e os membros trabalham juntos para formar uma sinergia completa.

O método Kabat é um excelente recurso fisioterapêutico para reabilitação de pacientes das mais diversas patologias, em especial as patologias neurológicas.

Porém, por ser um método complexo e que demanda muita técnica, é preciso se aprofundar e estudar bastante todos os padrões e exercícios para que o método possa ser aplicado corretamente, a fim de alcançar todos os objetivos esperados.


  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.