Benefícios do Pilates na Escoliose Infantil








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Benefícios do Pilates na Escoliose Infantil. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!




A escoliose é um dos tipos de desvios na coluna vertebral. Pessoas acometidas com esse desvio possuem uma curvatura lateral na coluna, que fica semelhante ao formato da letra S em casos mais acentuados. Mais de dois milhões de pessoas no Brasil tem a escoliose na coluna, que pode afetar pessoas de qualquer idade, mas cada vez mais as crianças têm se queixado de dores nas costas, aumentando a procura do público infantil por terapias para evitar a progressão do desvio e atenuar as dores. Para o fisioterapeuta que trabalha com crianças, é importantíssimo ter atenção a sintomas e iniciar o tratamento para que o dano seja o menor possível.

O acesso a dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares, tablets e videogames, tornaram as crianças mais sedentárias em relação às gerações passadas. A falta de movimentação do corpo, carregar mochilas com peso desproporcional ao tamanho da criança e postura inadequada ao brincar com o videogame ou permanecer na carteira na sala de aula são fatores que contribuem para o aparecimento do problema entre os mais novinhos.

É importante que desde cedo, a criança aprenda a importância de uma boa postura. Mais do que uma necessidade estética, o alinhamento da coluna depende de cuidados posturais básicos.

Exercícios de fortalecimento muscular e de flexibilidade podem ajudar bastante as crianças a evitarem danos à coluna, tornando-a mais resistente aos impactos provocados por fatores externos. Por isso, é importante o fisioterapeuta ter um olhar clínico para o ser em formação que toda criança é.



O Pilates oferece uma grande variedade de exercícios, inteiramente adaptáveis às necessidades de todos os públicos, incluindo crianças. Mas como a técnica possui como um de seus princípios a concentração máxima do aluno, crianças muito pequenas, que não conseguem obviamente se concentrar por completo, não devem praticar os exercícios. Com um ganho um pouco mais da capacidade de foco, a técnica pode ser liberada para o público infantil, garantindo uma vasta quantidade de benefícios através do grande repertório de movimentos possíveis.

Separamos 10 benefícios do Pilates para a criançada:

1 – Aprimora o alinhamento postural das crianças, criando uma consciência de postura.
2 – Melhora a concentração, ajudando na maior atenção para tarefas como a lição de casa ou as aulas na escola.
3 – Melhora o sono.
4 – Melhora o desempenho atlético.
5 – Ajuda na prevenção dos desvios posturais como a escoliose e também fortalece a musculatura das costas.
6 – Reduz o estresse.
7 – Aumenta a mobilidade.
8 – Aumenta a flexibilidade e o equilíbrio, melhorando a amplitude de movimento e agilidade.
9 – Previne lesões.
10 – Aumenta a percepção do próprio corpo e do espaço no mundo, desenvolvendo autoestima e autoconfiança na criança, ajudando-a a interagir com outras.

Curso sobre Pilates na Escoliose

Os benefícios da prática do Pilates ao paciente com escoliose são variados, mas o conhecimento prévio de algumas características da patologia é indispensável. Nesse curso sobre Pilates na Escoliose, você vai aprender o que é, como avaliar e como tratar um paciente com escoliose através do método Pilates. Clique aqui e saiba mais!


  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.