Ginástica respiratória para bebês








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Ginástica respiratória para bebês. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!


Veja o que é ginástica respiratória para bebês, como é feita e os benefícios que ela pode trazer para a saúde do seu filho.

No inverno os bebês e as crianças menores estão sujeitas a contrair infecções respiratórias devido à baixa resistência e também através do contato com pessoas infectadas. Um dos fatores agravantes nesses casos é o fato de que a criança não consegue expelir as secreções que acabam se acumulando nos brônquios e nas vias respiratórias aéreas centrais e periféricas dificultando a respiração.          

A ginástica respiratória  ou fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas que são utilizadas como complemento no tratamento das infecções das vias aéreas superiores. Sendo indicada para bebes e crianças. Saiba mais sobre os benefícios da ginástica respiratórias e as técnicas de aplicação.

Ginástica para bebês benefícios


A obstrução das vias respiratórias causadas pelas secreções causa a irritabilidade e impossibilitam que o bebê tenha um sono tranquilo, além de contribuírem para o surgimento de infecções em outras áreas. A redução dos sintomas que a infecção ocasiona faz com que desapareça o cansaço e a irritação, melhora e fortalece a função respiratória e previne contra o acumulo de secreções.

A adoção dessa modalidade de terapia produz vários benefícios à saúde e desenvolvimento do bebê. A desobstrução dos brônquios e o fortalecimento dos músculos respiratórios é um dos benefícios que ginástica respiratória produz a curto e em médio prazo. A sessão diária da ginástica respiratória resulta no desbloqueio das vias respiratórias.

O procedimento proporciona o alívio imediato. A normalização da respiração reduz a tosse e a dispneia (falta de ar) e faz com que o sono seja tranquilo e restaurador. Os exercícios respiratórios induzidos ajudam a prevenir contra possíveis sequelas que as infecções do trato respiratório podem ocasionar, tais como a asma e a bronquite crônica.

Ginástica para bebês controvérsias


Durante o processo de massagem e compressão do tórax, o bebê pode vir a ter crises de choro. O choro do bebê pode deixar os pais ansiosos ou mesmo temerosos. No entanto, na maioria das vezes o choro é benéfico para o bebê, pois ajuda a expelir as secreções e também exercita os pulmões. Outro questionamento muito comum é sobre o fato de que a ginástica atuar somente nos sintomas e não nas causas da infecção.

No entanto é valido lembrar que a fisioterapia respiratória é apenas um complemento e que o tratamento das infecções do trato respiratório inclui o emprego de medicamentos usados através de nebulizadores e outros agentes farmacológicos.

Como fazer

Primeiramente é preciso à indicação do pediatra para a realização da terapia. A massagem e todo o processo devem ser realizados por um fisioterapeuta devidamente qualificado. O que não impede que os pais aprendam algumas técnicas e as utilizem em casa. Alguns exercícios são simples e fáceis de executar. A desobstrução brônquica é feita através de massagens e pressões manuais no abdômen e tórax.

Induzir as contrações faz com o fluxo respiratório desloque as secreções contidas no pulmão e que posteriormente sejam eliminadas através da tosse. Nas crianças menores de dois anos que não tem tosse voluntária, utiliza se técnicas que provoque a tosse. Nos casos em que haja excesso de catarro, é aconselhável a inalação de soro fisiológico ou a umidificação complementar.

Esse conjunto de ações permite que a desobstrução ocorra de forma rápida e eficaz. Lembrando que a terapia deve ser executada por profissionais da área de saúde e com prescrição medica.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre a ginástica respiratória para bebês e crianças e os benefícios que ela pode proporcionar:


  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.