Indicações corretas de órteses de membros inferiores otimiza a funcionalidade de crianças com disfunções neuromotoras








As órteses são dispositivos auxiliares que promovem o posicionamento correto das articulações e músculos, impedindo a instalação de deformidades. É importante salientar que as órteses não são indicadas quando há deformidade articular fixa.

Outra função importante é a otimização da funcionalidade das crianças com disfunções neuromotoras, pois a indicação e o uso correto das órteses de membros inferiores, possibilita que a articulação e os músculos mantenham-se em um estado de alinhamento ideal, permitindo a formação das pontes de actina e miosina, com consequente ativação muscular de maneira eficaz.

Uma criança com quadro de ataxia apendicular, com instabilidade da articulação subtalar, ocasionando movimentos de pronação e supinação do retropé durante a marcha, beneficia-se com a órtese Sub Maleolar Orthotic (SMO). Esta órtese possibilita o alinhamento dos maléolos, com consequente estabilidade da articulação subtalar. Nesse tipo de situação, as órteses do tipo AFO (conhecido também por goteira), não estabiliza adequadamente a articulação subtalar, podendo até prejudicar a função, ao invés de otimizá-la (figuras 1 e 2).

  

Figuras 1 e 2: órtese SMO para estabilização da articulação subtalar

Outro tipo de órtese que quando utilizada e indicada corretamente pode otimizar a função da criança é a AFO (ankle foot orthosis). A AFO permite a estabilização da articulação tibio-társica (dorsi e plantiflexão). Caso a criança tenha força muscular que permita a dorsiflexão ativa, sem deformidades articulares, e hipertonia de tríceps sural, indica-se a AFO móvel (articulada). Se não houver força muscular nos músculos dorsiflexores de tornozelo, sem deformidades articulares, e hipertonia de tríceps sural, indica-se a AFO não articulada.

A indicação errada da AFO pode impossibilitar a marcha e a otimização da funcionalidade das crianças.

Profa.Dra.Cristína Iwabe - Marchese

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.