Indicações corretas de órteses de membros inferiores otimiza a funcionalidade de crianças com disfunções neuromotoras








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Indicações corretas de órteses de membros inferiores otimiza a funcionalidade de crianças com disfunções neuromotoras. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!


As órteses são dispositivos auxiliares que promovem o posicionamento correto das articulações e músculos, impedindo a instalação de deformidades. É importante salientar que as órteses não são indicadas quando há deformidade articular fixa.

Outra função importante é a otimização da funcionalidade das crianças com disfunções neuromotoras, pois a indicação e o uso correto das órteses de membros inferiores, possibilita que a articulação e os músculos mantenham-se em um estado de alinhamento ideal, permitindo a formação das pontes de actina e miosina, com consequente ativação muscular de maneira eficaz.

Uma criança com quadro de ataxia apendicular, com instabilidade da articulação subtalar, ocasionando movimentos de pronação e supinação do retropé durante a marcha, beneficia-se com a órtese Sub Maleolar Orthotic (SMO). Esta órtese possibilita o alinhamento dos maléolos, com consequente estabilidade da articulação subtalar. Nesse tipo de situação, as órteses do tipo AFO (conhecido também por goteira), não estabiliza adequadamente a articulação subtalar, podendo até prejudicar a função, ao invés de otimizá-la (figuras 1 e 2).

  

Figuras 1 e 2: órtese SMO para estabilização da articulação subtalar

Outro tipo de órtese que quando utilizada e indicada corretamente pode otimizar a função da criança é a AFO (ankle foot orthosis). A AFO permite a estabilização da articulação tibio-társica (dorsi e plantiflexão). Caso a criança tenha força muscular que permita a dorsiflexão ativa, sem deformidades articulares, e hipertonia de tríceps sural, indica-se a AFO móvel (articulada). Se não houver força muscular nos músculos dorsiflexores de tornozelo, sem deformidades articulares, e hipertonia de tríceps sural, indica-se a AFO não articulada.

A indicação errada da AFO pode impossibilitar a marcha e a otimização da funcionalidade das crianças.

Profa.Dra.Cristína Iwabe - Marchese

  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.