Exercício físico melhora resposta de crianças a situações de estresse








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Exercício físico melhora resposta de crianças a situações de estresse. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!


Exercício pode ajudar crianças a lidar com situações estressantes
Exercício pode ajudar crianças a lidar com situações estressantes

O exercício pode desempenhar um papel fundamental para ajudar as crianças a lidar com situações estressantes. É o que revela estudo de pesquisadores da University of Helsinki, na Finlândia.

A pesquisa demonstrou que, quando expostas a estressores da vida diária, crianças sedentárias tinham picos de cortisol, hormônio ligado ao estresse. Já as crianças mais ativas tiveram pouco ou nenhum aumento em seus níveis de cortisol em situações semelhantes.

"Os resultados sugerem que a atividade física desempenha um papel na saúde mental amortecendo os efeitos de estressores diários, como falar em público, sobre as crianças", afirma a principal autora do estudo, Silja Martikainen.

Os pesquisadores monitoraram a atividade física e os níveis de cortisol em um grupo de crianças de oito anos de idade. Os 252 participantes usavam dispositivos do acelerômetro em seus pulsos para medir a atividade física. Amostras de saliva foram retiradas para medir os níveis de cortisol. Para medir as reações ao estresse, as crianças tiveram que fazer tarefas de aritmética e contar histórias.

O estudo é o primeiro a encontrar uma ligação entre a atividade física e as respostas de hormônio do estresse em crianças, segundo os pesquisadores.

As crianças foram divididas em três grupos, as mais ativas, intermediárias e menos ativas. Os resultados mostraram que os níveis de cortisol das crianças mais ativas foram os menos reativos a situações estressantes. "Claramente, há uma ligação entre o bem-estar mental e o bem-estar físico, mas a natureza da conexão não é bem compreendida. Estes resultados sugerem que o exercício promove a saúde mental através da regulação da resposta do hormônio do estresse a estressores", conclui Martikainen.

A pesquisa foi publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.



  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Ebook Fisioterapia Manual Completa
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Mini Curso Como trabalhar com Reembolso na Fisioterapia






  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.