Fisioterapia Respiratória em Crianças com Doença Falciforme e Síndrome Torácica Aguda








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia Respiratória em Crianças com Doença Falciforme e Síndrome Torácica Aguda. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


O objetivo deste estudo foi de realizar uma revisão sistemática da literatura médica para identificar as técnicas de fisioterapia respiratória aplicadas em crianças com doença falciforme e síndrome torácica aguda, bem como descrever seu nível de evidência e recomendação.

A revisão bibliográfica nos bancos de dados Medline, Lilacs, SciELO e Cochrane no período de 1995 e 2009, com os descritores: "doença falciforme", "síndrome torácica aguda", "fisioterapia", "criança", "inspirometria de incentivo", em português e inglês, excluindo-se os estudos de revisão. Os artigos foram classificados por nível de evidência.

Foram encontrados cinco artigos:

-Destes, três utilizaram a inspirometria de incentivo e obser¬varam que ela evita as complicações pulmonares associadas à síndrome torácica aguda (nível de evidência II, II e IV), um deles (evidência II) comparou a inspirometria de incentivo com o dispositivo de pressão expiratória, sem diferenças entre ambos.

-Um artigo utilizou uma rotina de cuidados, incluindo a inspirometria de incentivo (evidência V), e ob-servou redução do tempo de internação hospitalar e do uso de medicação oral para dor.

-Outro estudo com a ventilação não invasiva para crianças com desconforto respiratório e com incapacidade de realizar a inspirometria de incentivo relatou melhora da oxigenação e do desconforto respiratório (nível de evidência V).

Foi possível concluir que as técnicas de fisioterapia respiratória com dispositivos de inspirometria de incentivo, de pressão expi¬ratória e a ventilação não invasiva podem ser aplicadas em crianças com doença falciforme e síndrome torácica aguda; o nível de recomendação é C.

Retirei daqui




Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.