As etapa do desenvolvimento infantil


>



Uma das maiores preocupações dos pais é que os seus filhos cresçam saudáveis e tenham um desenvolvimento adequado. Todavia, muito embora a maioria dos pais tente o melhor para os seus filhos, às vezes, não é possível consegui-lo porque os seus conhecimentos dentro da área não lhes permitem obter os resultados pretendidos. Conhecer desde a mais tenra idade as necessidades do bebé e poder estimulá-lo de acordo com a sua idade e desenvolvimento é crucial para que a criança venha, no futuro, a ser um adulto física e emocionalmente saudável.

Programas de aprendizagem


O programa de aprendizagem Gymboree é já um sucesso em Portugal. Desenvolvido há cerca de trinta anos e adaptado à realidade das famílias portuguesas, permite envolver os pais e cuidadores de forma a aprenderem novas formas de incentivar as crianças a:
- A ganharem auto-estima
- A resolverem os seus problemas
- A pensarem de forma criativa
- A serem autodidactas Para isso, este programa oferece aos pais as ferramentas necessárias para que eles – pais – sejam os melhores professores dos seus filhos.

Os 7 níveis


Tal como qualquer outro programa de ensino, ele está estruturado por níveis. Neste caso, o programa inicia-se com o bebé recém-nascido e termina no nível sete que corresponde à etapa dos 3 aos 5 anos. Contudo, qualquer criança pode iniciar o programa num outro nível (adequado à sua idade e desenvolvimento) mesmo que o não tenha iniciado no nível 1 ou 2.

Etapa a etapa. Níveis 1 e 2

Conhecer o mundo e sentir-se seguro é fundamental para o bebé que acabou de sofrer o trauma do nascimento e entrou no mundo real. Nesta fase, o mais importante é o estabelecimento do vínculo mãe-filho para que o bebé se sinta seguro e parta para a sua aventura de descobrir o mundo. Este programa (Nível 1 dos 0 a 6 meses) permite aos pais os conhecimentos para não só fortalecerem os seus laços emocionais (tríade mamã-papá-bebé) como também obterem experiência para proporcionarem, por exemplo, uma massagem adequada à sua estimulação e desenvolvimento. No nível 2 (dos 6 aos 10 meses), as crianças estão aptas para aprenderem que as suas acções têm uma repercussão no meio.
Esta compreensão da noção – causa/efeito – é fundamental para conhecerem e compreenderem o mundo. A estimulação da criança é feita através de gestos e sons. Neste nível a mãe tem oportunidade de através de um programa baseado em exercícios de yoga (Mommy and baby fitness) fortalecerem os seus abdominais, praticando exercícios com o bebé. Para fortalecer o vínculo mamã-bebé, a mãe terá ainda oportunidade de aprender canções de embalar que ajudarão também ao desenvolvimento emocional do bebé.

Níveis 3 e 4

Entre os 10 e os 16 meses (Nível 3) as crianças têm necessidade de comunicar e necessitam que as entendam. Para isso os pais têm de aprender a efectuar uma comunicação bilateral eficaz. Quando os adultos respondem adequadamente às tentativas de comunicação da criança, estão a ajudá-la nesta nova etapa. Para isso os pais terão de conhecer os jogos e os métodos mais adequados para que a criança sinta que a entendem e que lhe dão a atenção que merece. A partir dos 16 meses e até aos 22 meses, as crianças entram no nível 4 do programa. As etapas principais a ultrapassar são a coordenação motora e a linguagem.

Níveis 5 e 6

Aos 22 meses e até aos 28 meses é importante alimentar o pensamento simbólico da criança. A criança inicia a idade do "Faz de Conta" e é necessário que aprenda a imaginar-se como um personagem. Pode ser a mamã do seu boneco chorão ou o papá que ralha ao boneco porque não comeu a papa toda. Neste nível, os pais continuam a aprender a melhor forma de ajudar a criança no seu crescimento emocional e intelectual. Dos 28 aos 36 meses – nível 6 - as crianças entram na etapa do pensamento abstracto. Começam a inventar histórias com sentido lógico. É necessário que os pais conheçam as suas etapas para que as possam apoiar.

Nível 7

Neste nível que compreende as crianças dos 3 aos 5 anos, os pais vão aprender a melhor forma de responder aos muitos porquês das criança e a adequar as suas respostas ao seu nível de compreensão. As crianças podem ainda frequentar as aulas de arte, orientadas no sentido de combinar a arte com o processo imaginativo. Nestas aulas é também promovida a confiança e a auto-estima. Nas aulas de trabalhos manuais a presença dos pais é opcional.

Tempo para tudo


Este programa tem a vantagem de ser ministrado também durante o período pós-laboral dos pais e aos fins-de-semana, permitindo aos pais a sua frequência sem problemas.
As etapa do desenvolvimento infantil As etapa do desenvolvimento infantil Revisado by Faça Fisioterapia on 08:19 Nota: 5