Teste do pezinho








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Teste do pezinho. Antes de começar a lê-lo, conheça nosso canal do Youtube: clicando aqui. Agora, vamos à leitura!

http://1.bp.blogspot.com/-tn0vf5CuMzA/TZHFoQF6ehI/AAAAAAAAE8E/Mdbqvakd4rQ/s1600/teste+do+pezinho34.jpg
Logo que o bebê nasce, ele vai da sala de parto direto para o berçário. É ali que acontecem os primeiros exames que vão indicar como está a saúde do seu filho recém-nascido. São exames gratuitos e obrigatórios por lei. Um desses é o de triagem neonatal, mais conhecido como teste do pezinho.

Por que fazer?

É com o teste do pezinho que se identificam doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que, se não tratadas precocemente, podem levar à deficiência mental ou outros prejuízos à qualidade de vida do bebê para o resto da vida.

Como é feito?

O exame deve ser feito em no mínimo 48 horas após o nascimento e, no máximo, até a primeira semana de vida. É feita uma coleta de sangue em um papel filtro por meio de uma pulsão – um furinho – feita no calcanhar do bebê.

São três tipos de teste que podem ser feitos na criança. O básico, que é gratuito, faz quatro diagnósticos: a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme, a Fibrose Cística e demais Hemoglobinopatias (doenças do sangue), que poderão causar alguma alteração no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, se não tratadas em tempo.

Existem ainda variações, como o teste do pezinho ampliado que é composto por dez diagnósticos e o plus, que realiza mais de 46 diagnósticos. "Neste caso, são doenças muito raras e só deve ser realizado por solicitação do pediatra quando alguma situação chama a atenção durante a gestação, como má-formação, ou quando existe um histórico familiar", explica a enfermeira Cibele Cristina Alves Oliveira, da UTI neonatal e do berçário do Hospital Santa Catarina.

O resultado sai após alguns dias e, assim que os pais o tiverem em mãos, devem levar ao pediatra. Se der positivo, isso significa que deverão ser iniciados os procedimentos de orientação e tratamento para impedir que a doença diagnosticada se manifeste.

Fonte



  • EBOOK GRATUITO: Áreas de Atuação da Fisioterapia na Pediatria

  • Tenho indicações para você aprofundar seus estudos na Fisioterapia:
  • Eletrotermofototerapia - Curso com Prof. Dr. Thiago Fukuda
  • Tratamento da Escoliose através de Terapia Manual e Reeducação Postural
  • Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas
  • Curso Online de Fisioterapia Neonatal


  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.