Dor na coluna em criança
Atenção, mamães e papais. Toda criança que reclama de dores na coluna precisa passar pelo médico. Nessa fase, os pequenos têm energia para fazer as maiores estripulias e seus corpos se adaptam, sem maiores danos, à rotina de correr, pular, saltar, brincar. A dor é um aviso de que algo não está no lugar certo.
É sempre bom ficar de olho na curvatura da espinha. A coluna tem curvas absolutamente naturais: um arco para dentro na lombar e na cervical, além de um arco para fora na região do tórax. Os problemas aparecem quando essa forma normal se torna exagerada. Ou então se houver uma rotação da coluna em seu próprio eixo é a chamada escoliose.
Um simples teste
Se suspeitar de alguma alteração, faça o seguinte: fique atrás da criança e peça para ela descer o tronco com os braços e os joelhos esticados em direção ao chão. Observe se um lado do tronco está mais alto que o outro. Nesse caso, existe o risco de problema postural. Procure um especialista para orientá-lo sobre o que fazer para minimizar as conseqüências na idade adulta. Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!